quinta-feira, 31 de março de 2011

Primeira Semana com os Alunos

Vários alunos foram encaminhados pelos professores de sala de aula, alguns com laudos médicos e/ou clínicos, outros sem laudos médicos, mas com certeza, quase todos os alunos encaminhados necessitariam um Atendimento Educacional Especializado... Porém, eu sou uma professora só, trabalhando 20 horas na escola na Sala de Recursos no turno da manhã, o que infelizmente é pouco, diante da nossa realidade escolar.

Para compor a lista dos alunos a serem atendidos, começamos com os alunos com laudos médicos e/ou clínicos, depois, diante de tantos alunos encaminhados pelos professores, tive que sentar com a orientadora da escola, para tentarmos achar no meio daqueles alunos encaminhados pelos colegas (que eram MUITOS!), quais teriam maior necessidade e quais a família também iriam assumir o compromisso de trazer o aluno para o AEE, comprometendo-se a participar mais da vida escolar destas crianças.

Apesar de não ser o ideal, nem todos os alunos podem ter acesso ao AEE em turno inverso, e quando estes estão no mesmo turno do que eu estou na escola, acabamos fazendo combinações com os professores, para tirarem estes alunos da sala de aula no horário onde estarão comigo. Os professores que trabalham apenas em turno inverso ao meu, acabam ficando mais distantes, e nos comunicamos muitas vezes apenas por bilhetes. Mais uma vez, se torna evidente que um professor com 20 horas semanais para este trabalho é muito pouco para a realidade das escolas.

Essa semana era para começar o atendimento, de forma efetiva, porém, muitos pais e/ou responsáveis chamados, não compareceram na escola, o que acaba dificultando o início do meu trabalho. Pois queremos começar o atendimento com os alunos que os pais foram entrevistados. Consegui realizar algumas entrevistas, e comecei a rabiscar um horário com estes alunos, aos quais pretendia atender essa semana.

Conheci alguns rostinhos dos alunos com os quais irei trabalhar, fiz o primeiro atendimento com alguns deles, e foi bastante produtivo. No primeiro encontro com estes alunos, realizei uma breve entrevista com cada um, buscando identificar seus interesses, suas dificuldades, saber deles mesmos o que mais gostam da escola, o que não gostam... Enfim, tentar conhecer um pouco sobre cada um deles e saber o que esperam do meu atendimento e da escola, como um todo. Alguns alunos foram atendidos individualmente, outros em pequenos grupos.

Tinha horário que havia previsto atender algum aluno, e quando eu menos esperava... Aparecia um pai/responsável, que havia sido chamado em outro dia, em outro horário, mas que acabou podendo vir naquele horário... Enfim, como o atendimento está começando essa semana, acabei priorizando este encontro com pais, mesmo que eles não estivessem dentro dos horários marcados, pois sabemos que nem sempre a família está presente no dia a dia da escola, e caso o horário com eles fossem remarcado, talvez não pudessem novamente comparecer.

Bom, das entrevistas realizadas com os pais/responsáveis, notei que alguns percebem que seus filhos tem necessidades especiais, chegam diante da gente com esperança, enxergando possibilidades da criança desenvolver mais na escola, e já agradecem por tudo que você poderá fazer pela criança. Outros, porém, não conseguem enxergar o “problema” do filho, acham a repetência dos filhos algo normal, enfim, suas dificuldades não são claramente percebidas e apontar habilidades nos seus filhos é algo quase imperceptível... Uma vez uma colega me disse que quando nasce uma criança especial, os pais ficam de luto diante de tudo aquilo que sonharam e idealizaram no seu filho, talvez essa negação dos pais seja um pouco disso, o não querer enxergar.

E além disso tudo, infelizmente, tem aqueles que realmente não tem muito comprometimento com a vida escolar de seus filhos, que não estão presentes.

O fato, é que aos poucos o atendimento está se organizando, e espero que vá ganhando forma e que os primeiros resultados comecem a aparecer. Espero conseguir realizar um bom trabalho na Sala de Recursos JPS, auxiliando os professores de sala de aula, e principalmente estes alunos, que tanto necessitam.

2 comentários:

  1. Olá adorei conhecer seu blog, parabéns pelo trabalho desenvolvido, espero que possamos trocar muitas experiências;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar meu blog... Estou sempre disponível para trocar experiências e ideias...

      Carol (maninhacsl@gmail.com)

      Excluir