quinta-feira, 31 de março de 2011

Começa o trabalho do AEE...

Como no ano passado a Sala de Recursos da escola estava em fase de implantação, este ano, é de grande expectativa quanto ao trabalho do AEE, que efetivamente começa a funcionar na nossa escola.

Todo começo é meio conturbado, cheio de descobertas, surpresas, novidades e adaptações... Acredito que adaptação seja a palavra-chave para definir o trabalho que estou começando na Sala de Recursos JPS, pois nossa escola estava e ainda está em obra, sendo ampliada... Como Professora da Sala de Recursos terei uma sala MUITO ampla, muito bonita, um espaço muito bom para trabalhar, porém, como as obras não terminaram ainda, a Sala de Recursos está sendo utilizada pelo Laboratório de Informática, e surgiu assim um novo espaço na escola, um cantinho, pequeno, que estou tentando transformar em aconchegante, no corredor da escola, no saguão...

Assim, este é hoje meu cantinho... Esta, no momento, é a Sala de Recursos da escola:



… E num futuro breve pretendo mudar para minha sala, que hoje tem sido utilizada pelo Laboratório de Informática... Então, essa será a Sala de Recursos:



Os atendimentos serão alternados, uma semana no cantinho improvisado, uma semana na futura sala... A informática também terá o atendimento assim, uma vez no laboratório, outra vez na sala de aula... Dessa forma estaremos dividindo o espaço, até as obras encerrarem. E que isso seja breve!...

Bom, tendo então estes dois espaços, o trabalho começou:

a) Sondagem dos alunos PNEs matriculados na escola: Essa etapa, primeiramente foi realizada com orientadora da escola, depois com os colegas, identificando assim os alunos com laudos médicos/clínicos, que seriam o público-alvo do atendimento do AEE.

b) Depois, passamos para a segunda etapa: as entrevistas! Esse é um momento bastante importante, onde o professor do AEE fica conhecendo um pouco mais sobre cada aluno que irá atender. Conhecer o aluno e sua história é fundamental para o trabalho do professor, pois além de nortear o trabalho, ajuda na construção dos vínculos com os alunos e com seus familiares, que precisam confiar no trabalho da escola e dos professores. A participação da família é importante no desenvolvimento educacional dos alunos.

c) Outra etapa que acontece, no atendimento do AEE, paralelamente as etapas já citadas, é a ficha de encaminhamento feita pelo professor, indicando o aluno para o AEE. Nessa ficha aparece alguns dados dos alunos, como as habilidades encontradas na criança, suas dificuldades, as necessidades do professor... Enfim, é um processo de investigação que auxiliará o professor do AEE a exercer o seu trabalho com mais segurança, estando atento as necessidades reais do aluno e do professor de turma, estando atendo ao dia a dia deste aluno na escola. Afinal, o AEE é um trabalho de parceria, onde todos os envolvidos no processo educacional dos alunos são muito importantes.

d) Depois disso tudo, então começam os atendimentos, de forma efetiva. É só organizar o horário e começar o trabalho com os alunos! Nos primeiros atendimentos, como professora do AEE, cabe a mim investigar os alunos, conhecer cada um deles, observar suas dificuldades, identificar as habilidades, limitações (estudo de caso)... Para então traçar metas para o trabalho que será desenvolvido ao longo do ano.

Acho que estes são os primeiros passos... Essa semana termino as entrevistas, e semana que vem, começo os atendimentos... Espero que consiga realizar o trabalho da melhor forma possível, e espero através deste blog, trocar ideias com outros profissionais que trabalhem com Educação Especial e principalmente colegas que também realizam trabalhos nas Salas de Recursos, afinal, juntos aprendemos mais!

Um comentário:

  1. ADOREI, VOU PEGAR EMPRESTADO ALGUMAS POSTAGENS SUAS, PARA COMPARTILHAR COM OUTRAS AMIGAS.

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