quarta-feira, 7 de março de 2012

Acolhida aos Professores



Este ano de 2012 começamos refletindo com os professores que receberam nas suas turmas os alunos de inclusão... Com cada professor conversamos sobre a nossa missão neste ano, o desafio de lidar com as diferenças...
Este momento com o professor foi um pensamento da equipe diretiva da escola, como professora da Sala de Recursos fiquei muito feliz com isso, pois é muito importante se aproximar dos professores, e na correria do dia a dia, nem sempre existe espaço para isso... A nossa orientadora Adri participou destes encontros, acolhendo cada professor com muito carinho, trabalhando um vídeo, e principalmente ouvindo cada professor, para que eles pudessem falar dos seus medos, das suas ansiedades...
Alguns alunos já eram da escola, já tínhamos algumas observações mais concretas para passar para o professor, outros estão chegando na nossa escola, ainda estamos conhecendo...
Falamos da importância do trabalho de cada professor na educação e na vida destes alunos, no quanto essa nossa missão de educar é importante e do quanto pode ser significativa a nossa caminhada neste ano de 2012.
Também falamos do quanto o grupo de professores da nossa escola acolhe e recebe estes alunos de inclusão com tanto amor e carinho, mas que mesmo assim, as metodologias e estratégias com estes alunos ainda precisam ser aprimoradas, afinal, estamos todos aprendendo com a inclusão escolar.
Que 2012 então seja um ano de muita troca e aprendizagem para todos nós, que passamos a perceber cada vez mais que o aluno de inclusão não é desse ou daquele professor, mas sim de todos nós (escola), e do quanto todos os envolvidos no processo educacional dos alunos é importante. Quando somamos forças, conseguimos ir mais longe.

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."

Rubem Alves






Há todos nós, um bom retorno escolar e um ótimo 2012! Que possamos, como educadores, semear boas sementes nos corações de nossos alunos, tendo a certeza do quanto somos importantes... Que possamos educar com AMOR!

Um abraço,
Prof. Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário